(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, participou da primeira reunião oficial para retomada do Comitê Gestor do MATOPIBA, região considerada a última fronteira agrícola do mundo e que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O encontro foi realizado em Brasília, no último dia 26. 5r30i

Araguaína aderiu oficialmente ao bloco em 2015, mesmo ano em que foi criado pelo Decreto 8.447, mas o documento foi revogado pelo Governo Federal em 2020. Em março deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária retomou os trabalhos definindo os membros do Comitê Gestor.

“Tenho certeza de que Araguaína vai poder contribuir muito neste novo processo de fortalecimento do MATOPIBA e criar as oportunidades que são necessárias para os produtores. Temos ações de infraestrutura e sustentabilidade, como o projeto Águas de Araguaína, e grandes investimentos na zona rural para dar todas as condições à produção dos nossos agricultores. Agora vamos acompanhar de perto todos os avanços do comitê e contribuir com o que for necessário”, ressaltou Wagner.

O prefeito estava acompanhado do secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Joaquim Quinta Neto.

Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980, especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados estados (MA + TO + PI + BA).

Voltando com força

O comitê é um órgão consultivo e deliberativo, está vinculado à Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária e tem a finalidade de elaborar, coordenar e acompanhar a implementação do PDA (Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial) do MATOPIBA.

No encontro, o secretário Joaquim apresentou as potencialidades de Araguaína dentro do bloco e todos os investimentos que estão sendo feitos para criar condições de a cidade ser uma base importante no Tocantins para os empreendimentos que futuramente virão para a região.

“Araguaína é a Capital Econômica do único estado amazônico do MATOPIBA. Com o retorno do PDA e inclusão da agroindústria, a nossa missão agora é no sentido de contribuir diretamente nos eixos de trabalho, em especial o de territorialidade para que possamos projetar o nosso ambiente de negócios como extremamente competitivo, sustentável e atraente para investimentos, seja no campo ou cidade. Além disso, é importante ocupar espaço político e representativo no Comitê Gestor e no Ministério da Agricultura, para que possamos entregar cada vez mais oportunidades para os nossos contribuintes”, destaca Joaquim.

O MATOPIBA possui 73 milhões de hectares e conta atualmente com mais de 250 mil estabelecimentos agropecuários. Araguaína possui 4 mil km² e já possui dois mil estabelecimentos.

Saindo na frente

O Tocantins é o único estado que está 100% inserido no MATOPIBA e possui características que de destaque dentro do bloco, como atrativos turísticos, agropecuária forte e logística favorável, com malha rodoviária, pátios multimodais da Ferrovia Norte-Sul e potencial transporte hídrico.

ASSUNTOS matopiba brasil agricultura araguaína brasília

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.