A Secretaria da Saúde de Araguaína comunicou que houve queda do Sistema de Regulação (Sisreg) que é responsável pela marcação de consultas e de procedimentos especializados após o novo ataque de hackers ao site do Ministério da Saúde na última segunda-feira (13). m2l6n
Segundo a Secretaria, a falta desse sistema dificulta a entrada dos usuários nos protocolos, as liberações das consultas e causa a suspensão momentânea da fila de espera, já que o sistema é necessário para a comunicação das UBS (unidades básicas de saúde) do Município com o Estado.
__________________
As marcações de consultas e de procedimentos especializados realizados pela secretaria voltaram ao normal nessa quinta-feira (16).
Veja nota completa no fim do texto.
__________________
VEJA MAIS
Conforme a Prefeitura de Araguaína, sem o sistema auotomático, torna-se necessária a anotação manual de todos os registros, já que os dados não podem ser consultados virtualmente. A Saúde comunicou ainda que consultas e procedimentos já agendados previamente estão sendo executados tanto em unidades municipais quanto em unidades contratadas. Já novos cadastros de procedimentos, devido ao não registro no Sisreg, não estão sendo realizados até que a situação se regularize.
Outros programas também estão temporariamente comprometidos, como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital.
Não previsão de quando a situação estará normalizada, mas a Secretaria afirmou que comunicará à população assim que os sistemas voltarem ao normal.
NOTA SOBRE VOLTA AO NORMAL
"A Secretaria da Saúde de Araguaína comunica que, após o anúncio do ataque de hackers sofrido pelo site do Ministério da Saúde devido à queda do Sisreg (Sistema de Regulação), as marcações de consultas e de procedimentos especializados realizados pela secretaria voltaram ao normal nessa quinta-feira, 16. O sistema é responsável pela entrada dos usuários nos protocolos, as liberações das consultas e o andamento da fila de espera, já que o sistema é necessário para a comunicação das UBS (unidades básicas de saúde) do Município com o Estado.
Com o retorno do sistema, a Saúde comunica ainda que consultas e procedimentos já agendados voltam a ser executados tanto em unidades municipais quanto em unidades contratadas. Os novos cadastros de procedimentos também voltam à regularidade.
Outros programas que também dependem do Sisreg voltaram a funcionar como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital".