(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – O renomado cirurgião torácico Dr. Antônio Oliveira esclareceu, em nota enviada ao AF Notícias, a abordagem feita sobre o caso do professor Pós-Doutor Luciano Fernandes Sousa durante o 1° Congresso Tocantinense de Cirurgia, realizado em Araguaína, no último sábado (12/10).  735f4h

O docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) faleceu em 15 de setembro de 2023 no Hospital Regional de Araguaína (HRA) após um trágico acidente de trânsito. O assunto voltou à tona devido a suspeitas de que o professor não teria recebido o atendimento adequado por parte da equipe médica plantonista.

Em nota, o cirurgião destacou que a citação ao caso durante o congresso médico ocorreu não apenas para honrar a memória do professor Luciano, mas também para utilizar o momento de comoção visando promover a conscientização sobre os procedimentos essenciais em casos de traumatismo traqueal.

“Como em todo paciente vítima de acidente, o atendimento inicial é de competência da equipe de emergência, em especial no âmbito da sala vermelha. Conforme os protocolos estabelecidos para o manejo de emergências respiratórias agudas, o médico plantonista é o responsável por adotar as medidas imediatas para assegurar a ventilação, atuando diretamente na estabilização das vias aéreas e no reestabelecimento da respiração”, explicou cirurgião torácico Dr. Antônio Oliveira.

O médico destacou que a atuação do cirurgião torácico em tais circunstâncias ocorre em uma fase posterior e apenas quando as medidas emergenciais iniciais já foram tomadas, devido ao risco de morte por insuficiência ventilatória.

“Apesar de todo o empenho e do uso de técnicas adequadas, é necessário compreender que a medicina, por mais avançada que seja, encontra limites quando os danos causados por um acidente são de extrema gravidade. Infelizmente, em algumas circunstâncias, mesmo o cumprimento estrito dos protocolos e a atuação diligente de toda a equipe médica, não conseguem reverter o quadro clínico do paciente”, ressaltou o cirurgião.

Por fim, Dr. Antonio Oliveira lamentou profundamente a perda do Professor Luciano e se colocou à disposição para cooperar no intuito de obter o exercício da medicina cada dia com mais qualidade.

Confira a nota completa

"Nota Técnica: Esclarecimentos sobre o Atendimento de Urgência em Caso de Trauma Traqueal

O cirurgião torácico, Dr. Antônio Oliveira, lamenta profundamente o falecimento do Professor Luciano e presta suas condolências à família e amigos. Esclarece que os objetivos da homenagem prestada ao Professor Luciano, durante um congresso médico, foi o de não apenas honrar sua memória, mas também utilizar o momento de comoção para promover a conscientização sobre os procedimentos essenciais em casos de traumatismo traqueal.

Como em todo paciente vítima de acidente, o atendimento inicial é de competência da equipe de emergência, em especial no âmbito da sala vermelha. Conforme os protocolos estabelecidos para o manejo de emergências respiratórias agudas, o médico plantonista é o responsável por adotar as medidas imediatas para assegurar a ventilação, atuando diretamente na estabilização das vias aéreas e no reestabelecimento da respiração.

Nesse sentido, a apresentação do Dr. Antônio no congresso reforçou a importância dos protocolos e do treinamento da equipe que faz o atendimento inicial. O público ouvinte do congresso era constituído primordialmente por alunos, que podem ter como primeiro emprego após a graduação, um plantão na sala de emergência de um hospital.

A atuação do cirurgião torácico em tais circunstâncias ocorre em uma fase posterior e apenas quando as medidas emergenciais iniciais, devido ao risco de morte por insuficiência ventilatória, já foram tomadas.

Ressalta-se que, apesar de todo o empenho e do uso de técnicas adequadas, é necessário compreender que a medicina, por mais avançada que seja, encontra limites quando os danos causados por um acidente são de extrema gravidade. Infelizmente, em algumas circunstâncias, mesmo o cumprimento estrito dos protocolos e a atuação diligente de toda a equipe médica, não conseguem reverter o quadro clínico do paciente.

Assim, lamentamos profundamente a perda do Professor Luciano e nos colocamos à disposição para cooperar no intuito de obtermos o exercício da medicina cada dia com mais qualidade".

ASSUNTOS congresso médico cirurgião torácico hra araguaína professor ufnt

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.