(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O jovem Enzo Franco, de 10 anos, tem uma vida igual a de qualquer criança. Logo cedo, ele acorda, veste o uniforme, toma café com os pais e segue para um dia inteiro de aulas e atividades na Escola Municipal de Tempo Integral William Castelo Branco. A única diferença é que, em 2019, Enzo foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista e Déficit de Atenção e Hiperatividade. h3d4p

A mãe, Andréa Christina Mendes, conta que, quando percebeu alguns comportamentos diferentes, levou o filho para Goiânia para buscar um diagnóstico. “Porém, voltamos para Araguaína frustrados e sem nenhuma resposta. Foi quando eu comentei sobre minha situação com os colegas do mestrado e lá estava presente o então diretor da Clínica Escola Mundo Autista e nos deu a oportunidade de conhecer os serviços”, comentou.

Atendimento especializado

Em 9 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Criança com Deficiência e a Prefeitura de Araguaína estruturou, nos últimos anos, uma rede completa de acolhimento e atendimentos aos alunos da rede municipal de ensino que demandam atenção diferenciada. Em Araguaína, 30 escolas e creches de Araguaína são referência em Educação Especial e é onde o estudante começa a receber todo o e necessário para acompanhar as aulas regulares e desenvolver outras habilidades na sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE ) voltada para alunos da Educação Especial da cidade.

A diretora da Educação Especial da Secretaria da Educação de Araguaína, Ana Paula Oliveira, explica que objetivo do AEE é criar um ambiente acolhedor em todas as instituições escolares, estimulando uma visão de respeito à diversidade, autonomia e inclusão.

Por isso a Educação Especial oferece vários serviços e atendimentos para toda a rede de ensino municipal, como os serviços de psicologia escolar, fonoaudiologia, psicopedagogia e serviço social. Os profissionais também ampliam os atendimentos para crianças em vulnerabilidade social e em casos de infrequência escolar no combate à evasão”, completa a diretora.

Respeito à individualidade

Assim que o aluno é encaminhado para às salas do AEE, professores, escola e família participam ativamente do estudo de caso da criança. “Diante desse estudo, nós elaboramos o Plano Educacional Individual, no qual são traçadas todas as habilidades que o aluno precisa desenvolver, que são os aspectos cognitivos da linguagem, de conhecimento lógico-matemático, psicomotores e socioafetivos”, ressalta a professora de AEE, Adriana Barbosa Lagares.

Dependendo da necessidade do aluno, a escola, em parceria com a diretoria de Educação Especial, faz o encaminhamento das crianças para unidades de apoio, como o Centro Especializado em Reabilitação (CER), ou para Clínica Escola Mundo Autista. No Tocantins, somente Araguaína oferece esses serviços integrados.

Na Mundo Autista, referência para todo o Estado, os alunos recebem os serviços de atendimento médico em neurologia e psiquiatria, neuropsicopedagogia, odontologia, nutrição, estimulação precoce, educação física, arteterapia e musicoterapia, assim como atendimentos em psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e serviço social, tanto na clínica escola, como na diretoria de Educação Especial.

Cegueira e baixa visão

Alunos cegos também contam com todo o e da rede municipal de ensino.  Hoje, cerca de 40 crianças com algum grau de deficiência visual estão matriculadas nas escolas e creches de Araguaína.

Por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico aos deficientes visuais, os alunos recebem os materiais de estudo já impressos em Braile, além de livros que trazem figuras e desenhos confeccionados em alto relevo e com textura. Tudo com o acompanhamento de professores capacitados periodicamente nos cursos de braile ofertados pelo Município.

Deficiência auditiva

O ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é outro investimento que coloca Araguaína como referência no Estado. A partir do quinto ano do ensino fundamental, as crianças da rede municipal já cursam Libras como disciplina obrigatória e os alunos com surdez são assistidos pelo intérprete ou profissional de apoio capacitado em Libras. Caso haja a necessidade, o aluno também é referenciado para tratamentos de reabilitação do CER.

Preparação dos professores

Diante de todo o investimento público na Educação Inclusiva e Especial, Araguaína tornou-se referência para 36 municípios do Tocantins na capacitação de profissionais e compartilhamento de estratégias de atuação. Os professores da rede recebem capacitações e atualizações periódicas, como o encontro de formação para os professores do AEE, cursos de libras e braile, Fórum da Educação Inclusiva, Jornada Pedagógica, Fórum Permanente da Educação Infantil, formação continuada dos profissionais de apoio, entre tantos outros.

Essas formações que recebemos são contínuas e dão a possibilidade para que o professor se especialize e conheça novas formas de interagir mais com esse aluno que demanda uma atenção diferenciada”, conta a professora de AEE, Elisiene Ferreira.

Investimentos que não param

Hoje, a rede municipal de ensino de Araguaína conta com 81 escolas e creches e 30 delas são referência para a educação especial. Cerca de 40 professores são preparados para acolher e alfabetizar mais de 600 alunos com deficiência. A secretária da Educação, Elizângela Moura, reforça que o Município mantém os investimentos ativos porque a inclusão sempre será o melhor caminho.

É um grande investimento intelectual e financeiro do Município, além dos outros investimentos na ibilidade dos prédios das escolas, entre outras ações inclusivas, porque acreditamos que é fundamental construirmos um mundo mais inclusivo. Dessa forma, queremos garantir que nossas crianças tenham o efetivo ao direito básico da educação”, diz a secretária.

Profissionais da Educação am por capacitação.
Andrea com seu filho Enzo.
ASSUNTOS educação especial araguaína tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.