(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias de Araguaína - A Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) promoveu com sucesso a 11ª edição da Jornada Odontológica do Norte do Tocantins (JONT), consolidando o evento como um dos mais relevantes da área no estado. 6h75

Realizada no auditório José Horácio, no Campus II da instituição, a jornada reuniu profissionais renomados, professores, estudantes e pesquisadores em uma intensa programação voltada para o conhecimento, inovação e responsabilidade social da Odontologia. Com temas que destacam o trabalho de produção de científica, a jornada abordou temática atuais e essenciais como Inteligência Artificial e atuação do profissional da Odontologia com os povos indígenas.

Durante os dias de evento, os participantes tiveram o a palestras com especialistas de diversas regiões do Brasil, além de hands-on prático, realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Diagnóstico de Lesões Bucais (LADB) e ministrado pelo professor especialista Jonh Reis, que proporcionou uma experiência técnica valiosa e bastante elogiada pelos alunos. Outro momento marcante foi o retorno do professor Dr. Ricardo Amore, presença aguardada desde sua participação na edição de 2024. Sua palestra foi destaque entre os acadêmicos e reafirmou a importância da JONT no cenário da Odontologia nacional.

Entre os destaques, o estudo intitulado “Perfil Epidemiológico de Saúde Bucal do Povo Indígena Karajá-Xambioá da Aldeia Hawa Tymará: A Atuação do Cirurgião-Dentista em Perspectiva”, desenvolvido pelos acadêmicos Octávio Klaws Pena de Jesus e Paulo Ricardo Rodrigues Marques. Morador da própria aldeia, Octávio relatou que a pesquisa teve como motivação a necessidade de refletir sobre o autocuidado em saúde bucal e alertar para a urgência de políticas públicas mais eficazes. “Senti que era meu dever trazer essa reflexão sobre o meu povo. Precisamos de ações concretas para superar o descaso e promover uma atenção verdadeira à saúde bucal indígena”, afirmou.

Outra pesquisa relevante foi apresentada pela acadêmica Géssica Michely da Conceição Silva, com o tema “Equidade em Saúde Bucal: O Papel da Odontologia Familiar em Diferentes Contextos Sociais”. O trabalho destacou a importância da atuação odontológica sensível às desigualdades sociais, mostrando como o cuidado familiar e comunitário pode ser um instrumento de transformação e justiça em saúde.

Inteligência Artificial na Odontologia. 

Também se destacou na Jornada o trabalho das acadêmicas Brenda dos Reis Nascimento e Bianca Murielle Soares Gama  com o tema: “Aplicações da Inteligência Artificial como Ferramenta na Relação Paciente-Cirurgião Dentista”, que trouxe contribuições inovadoras para a prática odontológica.

A pesquisa evidenciou como a IA pode aprimorar a comunicação e a confiança entre paciente e profissional, por meio da automatização de diagnósticos por imagem, da personalização dos tratamentos e da agilidade no planejamento clínico. Com maior precisão, segurança e eficiência, a IA melhora significativamente a experiência do paciente, reduz o tempo de atendimento e fortalece a tomada de decisões clínicas, reforçando a qualidade do cuidado odontológico.

Para o coordenador do curso de Odontologia da FACIT, professor João Nivaldo, a jornada foi um reflexo da qualidade da formação oferecida pela instituição. “Eventos como esse mostram o quanto nossos alunos estão preparados para atuar com técnica, sensibilidade e pensamento crítico. A produção científica apresentada nos orgulha e fortalece a missão da FACIT de formar profissionais completos”, pontuou.

ASSUNTOS odontologia facit araguaína tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Em Araguaçu

Denúncia de assédio moral, coação e abusos em escola estadual expõe omissão da Seduc 5uqr


Irregularidades

TCE identifica quase 40 problemas nas UPAs de Porto e Luzimangues; Ronivon é acionado 233p1d


Em Palmas

Em menos de 24h, dois acidentes deixam adolescente morto e idosa ferida na BR-010 4f2r44


No Jalapão

Mãe e filho vão a júri popular acusados de matar ex-vereador durante festa de cavalgada 431yd


Santa Maria do Tocantins

Juíza não segue parecer do MPE e nega cassação de 4 vereadores; caso vai ao TRE-TO n6e1m


Saúde

Hospital Regional de Araguaína recebe 164 novos mobiliários; custo foi de R$ 168,4 mil 2i1z68


Direito & Justiça

'Defensoria nos Bairros' leva atendimentos jurídicos à região do setor Nova Araguaína a5x4m


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.