(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) vem se destacando no desenvolvimento das ações que fomentam os setores aquícola e pesqueiro no Estado e uma prova disso, é que o Tocantins subiu no ranking de produção de pescados e vem mais novidade por aí para os produtores tocantinenses.  h664

Após Porto Nacional, Aguiarnópolis também vai receber a outorga da União, que é a concessão de uma área aquícola para a produção de pescado, o que vai ajudar os produtores a ampliar a capacidade de produtiva naquela região. Sem data definida, a entrega da concessão deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2025. 

Com uma população estimada em 4.537 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Aguiarnópolis, que fica na região do Bico do Papagaio, em uma posição geográfica estratégica, e é uma cidade conhecida por sua produção de peixes e com um grande potencial de expansão da cadeia produtiva. 

A concessão dessa área destinada à produção de peixes é uma demanda antiga da Sepea e está sendo viabilizada em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU-TO).

O secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, celebrou a conquista da licença e ressaltou a importância que ela terá na vida dos produtores. “Depois de uma longa espera, esta demanda vai ser resolvida. A concessão dessa área aquícola vai trazer benefícios e mais desenvolvimento ainda para a produção de pescados na região, pois vai terá um impacto importante na expansão da cadeia produtiva, vai gerar emprego, riqueza pra região, renda para os moradores, além de gerar receita para o município, que terá um impacto direto e positivo na economia local”. 

O superintendente do Patrimônio da União, Edy César, ressaltou a importância da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Tocantins. “Está tudo pronto e nós iremos fazer um evento em Aguiarnópolis, que é quando faremos o anúncio da concessão das águas da União para expandir o pescado na região. Essa concessão, atende as demandas do Estado e é uma parceria importante entre a União e o Governo do Tocantins, na consolidação do desenvolvimento da aquicultura e toda a cadeia produtiva”.

Participaram da reunião o secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, os diretores da Sepea, Dyego Reis e Thiago Tardivo, o superintendente do Patrimônio da União, Edy César e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Tiago Costa Rodrigues. 

ASSUNTOS afnoticias aquicultura aguiarnópolis governo

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.