Notícias do Tocantins – A Prefeitura de Paraíso realizou a doação de 102 lotes no Polo Comercial das Micro e Pequenas Empresas do município (Pimep). A cerimônia, realizada na nesta terça, feira (25), no teatro Cora Coralina, contou com a presença do prefeito Celso Morais, vice-prefeito Ubiratan Carvalho, secretários municipais, vereadores, instituições parceiras e empresários locais. 4a2j2e
O prefeito Celso Morais ressaltou que essa entrega reforça o compromisso da gestão municipal em impulsionar o desenvolvimento econômico e promover um ambiente propício para o crescimento sustentável das empresas em Paraíso do Tocantins. “É a realização de um grande sonho, não só da nossa gestão mas de toda a comunidade. Um sonho que começou com os serralheiros lá em 2017 e hoje vai possibilitar transformar a realidade de vários outros segmentos que também têm a necessidade de estar em um local adequado”.
A secretária de Indústria, Comércio e Serviço, Juliana Martins, destacou o empenho da gestão em prol do fortalecimento do empreendedorismo. “A criação desse polo é fundamental para fomentar a economia porque não apenas impulsiona a geração de empregos e renda, mas também fortalece o empreendedorismo, criando um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios”.
Antônio Augusto, empresário no ramo alimentício, ressalta a importância para o desenvolvimento do seu negócio. “Esse espaço é fundamental para o crescimento da empresa. Vamos construir uma fábrica bem maior, ampliar a produção e o nosso portfólio de produtos. Estamos aqui em Paraíso há 20 anos e nunca tivemos essa oportunidade de crescimento. Para nós é um orgulho participar do desenvolvimento do município”.
“Minha empresa hoje funciona em uma garagem. Não temos divisões e nem um local adequado. Lá, além do espaço físico, poderemos implantar os nossos projetos. É um sonho se realizando. Somos pequenos mas temos sonhos grandes”, declarou a empresária Luana Dias.
Pimep
O Polo Comercial, localizado no Setor Nova Fronteira, tem como objetivo acolher empresas de diversos segmentos da indústria, comércio e serviços classificadas como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que estejam em funcionamento em locais residenciais no município (Zona Urbana Municipal - ZUM). O parque visa proporcionar um ambiente adequado para empresas que, devido à natureza de suas atividades, produzem poluentes oxidantes, sonoros, resíduos sólidos/líquidos e afins, não se adequando à Zona Urbana Municipal.
A doação do imóvel é condicionada a alguns compromissos, dentre os quais o de preparar o local e adequar à sua atividade (Licença Sanitária, Licença Ambiental, Corpo de Bombeiro e demais), inclusive, com a execução das obras necessárias para instalação da empresa; construir em até 24 meses e manter a empresa em atividade no período mínimo de cinco anos, a contar da data do termo de compromisso e doação da área, entre outros.
A implantação do Pimep contou com o apoio do Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, oferecendo planos de negócios, plantas baixas para a construção das empresas e orientações para o ao crédito. Além disso, a iniciativa conta com a parceria institucional da BRK e Energisa, responsáveis pela infraestrutura básica, incluindo abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica.