(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A pressão psicológica, o medo e a ansiedade têm sido situações comuns à maioria das pessoas nesse período de pandemia da covid-19. Com o objetivo de reduzir os impactos psicológicos, principalmente nos pacientes positivos e suspeitos para o coronavírus em fase de isolamento domiciliar, a Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína disponibilizou uma equipe de psicólogos para dar assistência durante o tratamento da doença. 61646m

A necessidade do serviço surgiu com base nos relatórios diários do monitoramento realizado por telefone com os pacientes. Foi identificado o desenvolvimento dos sintomas de ansiedade, pânico e até depressão nas pessoas em tratamento.

Acreditamos que esse atendimento será de grande valia e fará muito bem ao paciente que se encontra em isolamento, trazendo nossa perspectiva num momento tão delicado, já que o confinamento pode agravar o estado emocional daquelas pessoas que já tinham algum transtorno ou distúrbio emocional”, destacou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

Cuidado mental

De maneira geral, o período de isolamento, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço do vírus, traz desafios, novas formas de se relacionar, habilidades para trabalho em casa e mudança da rotina diária. Com esse cenário, é indispensável se atentar aos cuidados com a saúde física e emocional.

Entre as orientações levadas aos pacientes em tratamento está a busca por atividades que trazem calma e bem-estar, como a leitura de bons livros.

O sujeito a a se sentir sozinho e isso pode provocar vários sentimentos, por isso é importante que eles tentem se desintoxicar do bombardeio de informações negativas e que procurem se ocupar com outras atividades, como a leitura de livros e filmes que am mensagens otimistas”, explicou a psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Kassia Gabrielly Carvalho.

Outra orientação da profissional é trabalhar a mente para os sentimentos de otimismo, esperança, uma vez que existe a cura para a doença. Além de aproveitar a oportunidade para renovar os laços afetivos familiares, embora se exija o isolamento, mas ainda sim perceber a rede de apoio familiar de várias formas.

Algo que precisa ficar bem claro a toda a população da cidade é de que esses pacientes estão sofrendo de várias formas e a psicológica também é uma preocupação. Existe nessas pessoas o receio de ser excluído por estar com suspeita ou mesmo com a doença, e de se depararem com o preconceito dos outros, o que só piora a situação”, disse a psicóloga.

(Adriana Santana/Ascom)

ASSUNTOS araguaína coronavírus afnoticias tocantins depressão pânico ansiedade

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.