(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias de Araguaína – Pesquisadores do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) estão alcançando avanços significativos no combate e diagnóstico precoce da leishmaniose, uma doença endêmica na região. 246m6s

O projeto, intitulado “Análise dos casos de leishmanioses humana e canina em uma área hiperendêmica no norte do Brasil”, foi apresentado no Seminário Marco Zero do Edital Saúde, realizado na última sexta-feira (14/03), e já mostra resultados promissores.

Coordenado pela professora Andrielly Gomes de Jesus, gerente de Atenção à Saúde do HDT-UFT, o estudo utiliza sistemas de informação geográfica (SIG) para mapear e georreferenciar casos confirmados da doença em Araguaína entre 2013 e 2023. Os mapas gerados permitiram identificar áreas críticas e direcionar ações específicas para o controle da leishmaniose humana e canina, como capacitações para agentes de saúde pública.

A primeira etapa de treinamentos já foi realizada, e uma nova edição está prevista para abril deste ano. A próxima etapa buscará identificar a presença do vetor, captura e investigação de contaminação pelo protozoário em áreas do município.

O professor Helierson Gomes, da UFNT, destacou que o projeto já rendeu frutos importantes, incluindo a publicação de um artigo em uma revista internacional de renome, disponível aqui. Além disso, dois novos artigos foram finalizados e submetidos para publicação em periódicos de alto impacto. Outro avanço é a implantação de uma sala de situação no FCS, que está em fase final de aquisição de equipamentos.

Para ampliar o alcance das informações sobre a doença, a equipe criou uma página no Instagram (@lasupufnt), onde compartilha dados relevantes e informações sobre a doença. O projeto também elaborou materiais didáticos, disponíveis neste link.

Integração entre pesquisa e gestão pública

O Seminário Marco Zero do Edital Saúde reuniu pesquisadores e gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) para discutir ajustes técnicos e estratégias que garantam a efetiva implementação dos projetos. O evento reforçou a importância da parceria entre a academia e a gestão pública para impulsionar a saúde no Tocantins, especialmente no enfrentamento de doenças endêmicas como a leishmaniose.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, istra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Daianni Parreira (UCR14/Ebserh), com informações da Ascom da Fapt.

 

ASSUNTOS afnoticias saúde estudo leishmaniose uft-hdt ufnt

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Em Araguaçu

Denúncia de assédio moral, coação e abusos em escola estadual expõe omissão da Seduc 5uqr


Irregularidades

TCE identifica quase 40 problemas nas UPAs de Porto e Luzimangues; Ronivon é acionado 233p1d


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.