(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No primeiro Diário Oficial da Prefeitura de Porto Nacional do ano de 2024, publicado nesta terça-feira (2), o prefeito Ronivon Maciel sancionou algumas leis municipais. Dentre elas, a criação do Fundo Municipal de Transportes (FMT), do Conselho Municipal de Transporte Coletivo Público e mudanças na contribuição para o custeio dos serviços de iluminação pública (CIP/Cosip). 1a4qp

Fundo Municipal de Transportes

A Lei Complementar nº 109, de 29 de dezembro de 2023, estabelece a criação do Fundo Municipal de Transportes. O FMT tem como finalidade captar recursos financeiros para o desenvolvimento, implantação, investimento e custeio de projetos relacionados a diversas áreas do sistema de transportes coletivos e seletivos urbanos.

De acordo com a Lei Complementar, os recursos destinados ao FMT incluem verbas do orçamento municipal, contribuições de pessoas físicas e jurídicas, auxílios e subvenções do Poder Público, arrecadação de multas de trânsito, entre outros meios estabelecidos em lei. A aplicação dos recursos será gerida pela Secretaria Municipal de Gestão e Governança, com a devida participação do Conselho Municipal de Transporte Coletivo.

A lei restringe expressamente o uso dos recursos do FMT para finalidades relacionadas aos transportes, proibindo qualquer desvio de verbas para outros fins.

Conselho Municipal de Transporte Coletivo Público

Além da criação do FMT, o Diário Oficial também trouxe a sanção da Lei Complementar nº 111, de 29 de dezembro de 2023, que estabelece a criação do Conselho Municipal de Transporte Coletivo Público de Porto Nacional.

O órgão, de caráter consultivo, propositivo e fiscalizador, tem como objetivo envolver a sociedade civil no planejamento, fiscalização e avaliação do serviço público de transporte coletivo no município. O Conselho será composto por 18 membros, representantes de diferentes setores da sociedade e do poder público, com mandato de dois anos.

O Conselho Municipal de Transporte Coletivo terá diversas atribuições, como propor políticas regulatórias, aproximar os usuários do serviço público de transporte, fornecer informações aos poderes públicos sobre a prestação dos serviços, entre outras.

Apenas Luzimangues

Em uma matéria divulgada nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Porto Nacional comentou a sanção das novas leis. De acordo com as informações, as novas legislações “vão possibilitar a criação de subsídio para promover o transporte coletivo gratuito dentro do Distrito de Luzimangues”.

O serviço começará a partir do dia 1º de fevereiro. O subsídio para a empresa responsável pelo transporte será de cerca de R$ 100 mil por mês. De acordo com a prefeitura, as linhas de Luzimangues transportam 600 ageiros por dia, que fazem trajeto de ida e volta.

A criação do benefício foi necessária porque, a partir de fevereiro, a empresa não fará mais a interligação gratuita com Palmas e ainda havia previsão de aumento da tarifa. “Nós estamos criando uma medida que protege trabalhadores, estudantes, mães e pais de família. Subsídio e transporte coletivo gratuito existem em muitas cidades do mundo”, pontuou o prefeito Ronivon. Luzimangues tem cinco linhas diferentes que são abastecidas por sete ônibus.

Iluminação pública

Também foi sancionada a Lei Complementar nº 110, de 29 de dezembro de 2023, que introduz modificações na contribuição para o custeio dos serviços de iluminação pública. As mudanças incluem a atualização da base de cálculo dessa contribuição, anualmente, pela variação do valor da Tarifa de Iluminação Pública. A lei também prevê penalidades, como multas, em caso de atraso ou insuficiência no ree da contribuição para o município.

A correção dos valores será pelo IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

A nova lei prevê multa de 10% sobre o valor da contribuição não paga e/ou não reada; ou de 100% na falta ou insuficiência de ree da CIP ao Município. Essas penalidades serão aplicadas à concessionária de energia elétrica.

Confira o Diário Oficial do Município na íntegra clicando aqui.

ASSUNTOS porto nacional transporte público luzimangues

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.