(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Professores da rede municipal de ensino de duas cidades do Tocantins estão em greve reivindicando reajuste salarial. No município de Miracema a greve já dura mais de uma semana, porém, a prefeita Camila Fernandes (MDB) ainda não se manifestou. Já em Porto Nacional, a greve teve início nessa segunda-feira (25/4). 235j2

O professor Iata Anderson, presidente do Sintet regional de Miracema, disse que a greve em Miracema vai continuar enquanto a prefeita não dialogar com a categoria.

“Estamos em greve aqui na regional de Miracema em função do autoritarismo da prefeita Camila que não dialoga com a categoria. A reivindicação é o reajuste de 33,24% referente ao piso nacional do magistério, que é definido pelo MEC todos os anos com base no custo-aluno, e de 10,16% para os demais funcionários de escolas, referente ao INPC no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, a inflação”, explicou.

Segundo o Sintet, a categoria ainda luta em defesa do PCCR, o plano que institui a carreira dos trabalhadores da educação do município de Miracema, mas que se encontra ameaçado pela atual gestão, bem como em defesa do estatuto do servidor público, que está em análise pela gestão sem diálogo com os trabalhadores para discussão das reformulações.

A rede municipal de Miracema conta com mais de 140 profissionais da educação, destes, mais de 100 são professores. Mais de 1.600 alunos estão matriculados em 2022.

Greve em Porto Nacional

Professores do município de Porto Nacional foram às ruas nesta segunda-feira (25/4) no 1º dia de greve da educação, em ato público, para que o prefeito Ronivon Maciel (PSD) faça a atualização da tabela salarial respeitando os percentuais das progressões horizontal e vertical.

A Prefeitura de Porto Nacional propôs ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) o pagamento do reajuste de 33,24% para os professores que recebem abaixo do piso salarial; 17,5% para professores graduados e 14% para professores especialistas, Mestres e Doutores. A gestão municipal ainda aguarda um posicionamento da categoria.

“A categoria rechaça qualquer proposta que não seja o índice do reajuste do piso para 2022. Não há legitimidade para acordos que reduzam o direito e achatam a carreira do magistério”, disse a vice-presidente do Sintet Regional de Porto Nacional, Márcia Jorge.

Para o Sintet, a proposta não atende a reivindicação da categoria que cobra a aplicação do índice do reajuste do piso na carreira, conforme estabelecido pela Lei do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério da rede municipal.

De acordo com o Sindicato, com a proposta apresentada pela Prefeitura, o Executivo congela o salário dos professores, fazendo a mudança de nível 1 para nível 2 de 36 para 18.

Profissionais da Educação querem dialogar com os gestores
Professores estão em greve nas cidades de Miracema e Porto Nacional
ASSUNTOS afnoticias greve educação manifestação piso nacional sintet tocantins

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.