(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias de Araguaína – O relatório anual do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe - CAF, foi aprovado pelo 5° ano consecutivo por uma auditoria independente realizada no início deste mês de março. A análise financeira e física faz parte da prestação de contas com o órgão financiador. 4c2s3w

Acompanhados da equipe da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) e da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), os auditores da Sá Leitão, empresa de auditoria, consultoria e governança corporativa com sede em Recife (PE), visitaram as obras em execução e as que foram entregues no decorrer de 2024, além de avaliar os demonstrativos financeiros.

"Durante as vistorias, apresentamos aos auditores os demonstrativos financeiros do projeto, os relatórios de contratações e de evolução das obras. Obtivemos a aprovação de todos os procedimentos, sem restrições, pelo 5° ano. Isso mostra transparência e correção na aplicação dos recursos", destacou o coordenador geral da UGP, arquiteto Cid Forghieri.

Visita às obras

Os auditores visitaram as obras em execução da Avenida Governador Siqueira Campos (1ª e 2ª etapa) e das três bacias de detenção em implantação no curso do córrego Neblina.

A primeira etapa da Avenida Governador Siqueira Campos, trecho iniciado na Via Norte, a partir do Jardim Goiás, cruzando os setores Noroeste, Vila Rosário e Setor Couto Magalhães até a Avenida Castelo Branco, já conta com 87,7% das obras executadas. A segunda etapa, que ligará a Av. Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte, já ultraou 43% de execução.

Das três bacias de detenção de águas pluviais, 36,7% do recurso já foram utilizados, por meio da execução da BND 3 – Bacia Castelo Branco, que já se encontra em fase de conclusão, com 80% executados e previsão de início de operação a partir do final do próximo mês.

As vistorias foram conduzidas de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. “As obras estão sendo executadas de acordo com o previsto nos contratos firmados com a Prefeitura de Araguaína e estão respeitando o cronograma”, afirmou o sócio da empresa, Leonardo Barbosa.

Demonstração dos investimentos no projeto

Após a vistoria às obras, a UGP apresentou aos auditores todos os demonstrativos referentes ao projeto, como fundos recebidos, desembolsos efetuados, acompanhados das notas explicativas e informações financeiras complementares.

Diante dos dados apresentados e informações coletadas durante as vistorias, os auditores informaram em seu relatório que a Prefeitura de Araguaína, por meio da UGP e da Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, adota mecanismos de controle adequados, estabelecendo satisfatoriamente as segregações de funções e controles definidos sobre a movimentação dos recursos do empréstimo.

Constataram ainda que todos os procedimentos de aquisição e contratação am pela Comissão Permanente de Licitação (L), que a UGP adota os procedimentos de informação e comunicação de forma clara e transparente e que dispõe de uma empresa de auditoria independente acompanhando toda a execução do projeto, com o objetivo de obter uma opinião profissional e independente sobre as informações financeiras e operacionais exigidas pelo banco financiador.

Projeto integrado

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína prevê a implantação de asfalto e drenagem em vias, construção de bacias de detenção e vários parques urbanos e de preservação, como o Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel.

Por meio do projeto, já foram realizados diversas obras de infraestrutura em Araguaína, como a implantação da Via Norte e extensão da Avenida Campos Elísios, que foi revitalizada e ligada à BR-153, além da drenagem, pavimentação e urbanização dos setores Morada do Sol 2, Alaska, Jardim América, Dona Nélcia, Itatiaia, Itaipu, Tocantins, Jardim Vitória, entre outros.

Atualmente, o projeto já conta com mais de 74% dos recursos aplicados e a conclusão total das obras está prevista para o segundo semestre de 2026. 

Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína
ASSUNTOS afnoticias auditoria araguaína projeto águas investimentos

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.