(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Uma celebração que atravessou o oceano e sobreviveu ao tempo, a Festa do Espírito Santo tem sua origem no século 14, como pagamento de uma promessa feita pela Rainha Isabel (1271-1336), pela paz em Portugal. O primeiro festejo teria ocorrido na inauguração da Igreja do Espírito Santo, em Alenquer, e logo se tornou um dos mais populares entre os cristãos. 58g1o

Chegou ao Brasil Colônia no século 16 e alguns historiadores afirmam que o título de Imperador dado a Dom Pedro I foi escolhido por ser mais popular que Rei entre a população, por causa do festejo.

A festividade também é realizada em vários municípios tocantinenses. Em Dianópolis, no Sudeste do Estado, teve seu ápice no último final de semana, seguindo os ritos habituais de missas, levante do Mastro e coroação do Imperador e da Imperatriz do Divino.

Porém, cada localidade possui suas particularidades na organização e condução. No caso de Dianópolis, o festejo é mantido no povoado das Missões, primeiro aldeamento indígena da Capitania de Goiás, erguido em 1751. Algum tempo depois, por conta da exploração do ouro na região surgiria a cerca de 12 km o aldeamento São José do Ouro, elevado a Distrito de São José do Duro em 1854. O nome Dianópolis foi adotado em 1938.

Com 82 anos, Dona Isabel Galvão de Jesus contou que frequenta a Romaria das Missões desde criança, sendo esta anterior à Romaria do Bonfim, no município de Natividade. "Ia a cavalo, a pé, em carro de boi, em caminhão", revelou orgulhosa, antes do início da missa do Imperador Pedro Diniz, que manteve uma tradição familiar iniciada com os avós. A Imperatriz Dorani Costa ressaltou a importância da família na organização da festa. "Deus é um só", ressaltou.

Programação

As atividades do Festejo do Divino Espírito Santo e Romaria das Missões tiveram início em junho, no dia 12, com a tradicional saída das folias dos Gerais e dos Sertões. A abertura oficial da festividade ocorreu no dia 7 de julho, com missa e bênção das novas imagens de madeira do padroeiro São José e da Pomba do Divino, com Padre Tino. A Missa dos Matreiros, que envolve outro momento importante, a levantada do Mastro, ocorreu na noite de sexta, tendo como matreiros Patrícia Dias e Adilton Ferreira e celebração do Pe. Dorivan.

A folia que estava “girando” pela região levando a mensagem cristã e recebendo donativos deste junho teve seu retorno oficial no sábado. Um dos momentos marcantes deste dia foi o encontro das folias dos Gerais e do Sertão, com direito a disputas entre os alferes e caixeiros dos dois grupos. A participação entusiasmada do jovem Diego Ferreira, que assumiu a missão de alferes da folia dos Sertões com apenas 14 anos, é um símbolo de preservação das tradições religiosas.

O pároco Aniel Rodrigues da Silva ressaltou que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi criada em 2021, o que tornou possível a realização de missas semanais na Capela São José da Missão. Ele agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura e do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Na ocasião, o secretário Hercy Filho anunciou a reforma da Capela e destacou que irá beneficiar vários imóveis de reconhecido valor histórico e cultural. "Queremos sentar com a comunidade para discutir o que deverá ser feito na igreja, queremos recuperar suas características originais, mas sem imposição dos nossos técnicos", garantiu.

A programação religiosa ainda contou com a Missa dos Romeiros, na manhã desta segunda, 11 de junho.

Chegada das folias às Missões
Coroação do Imperador e da Imperatriz do Divino
Disputa dos caixeiros das folias dos Gerais e dos Sertões
ASSUNTOS festejos dianópolis folia igreja romaria portugal cultura

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.