(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - A tramitação de processos por meio eletrônico abrange as três instâncias da Justiça Eleitoral – os juízos eleitorais, os 27 tribunais regionais eleitorais (TREs) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, mas a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) não ocorreu de maneira simultânea nas três instâncias. y5e4r

No dia 30 de março de 2015, o TSE publicou a Resolução TSE nº 23.417, de 11 de dezembro de 2014. O texto instituiu o PJe da Justiça Eleitoral como o sistema informatizado de constituição e tramitação de processos judiciais e istrativos.

De acordo com o documento, pelo PJe seriam realizados o processamento das informações judiciais e o gerenciamento dos atos processuais. A resolução definiu os parâmetros para a adoção e o funcionamento do sistema.

Em seguida, a Portaria TSE nº 396, de 20 de agosto de 2015, estabeleceu as primeiras cinco classes processuais originárias a tramitar obrigatoriamente em meio eletrônico: Ação Cautelar, Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Injunção e Mandado de Segurança. No decorrer de 2016, paulatinamente, as outras classes processuais deixaram de ter andamento em papel, com economia de material, e aram a tramitar de maneira eletrônica no TSE.

O Tribunal expandiu os procedimentos do PJe com a adoção do sistema nos TREs do Amazonas, de Goiás, da Paraíba, do Rio Grande do Sul e do Tocantins. Amadurecido o sistema, o PJe começou, a partir de 2017, a operar nos outros 22 TREs. Posteriormente, mais de 2.600 zonas eleitorais receberam a tramitação eletrônica de processos.

Fundamento

Todo o planejamento do sistema teve como premissa básica a de que a informatização do processo judicial era uma política pública essencial. Assim, deveria considerar padrões aplicáveis a todos os segmentos de Justiça, independentemente de sua competência ou do grau de jurisdição.

Como consultar os processos

A tramitação de processos em ambiente digital garante a economia de papel e facilita, ainda mais, o o da cidadã e do cidadão às informações e às decisões tomadas na ação ou no recurso judicial.

É possível pesquisar as informações sobre o andamento de um processo no link "Consulta Pública PJE", localizado na área "Consultas jurídicas" da página inicial do TSE.

A consulta ao PJe é feita de modo simples. O preenchimento do formulário de pesquisa não exige qualquer certificação, ou senha, e os campos são intuitivos. É necessário somente preencher uma das opções do formulário, como o número do processo, ou o nome de alguma das partes envolvidas, ou o nome do advogado, ou, ainda, o F ou o CNPJ, e clicar no botão "Pesquisar". Porém, quanto mais informações sobre a ação a cidadã ou o cidadão colocar, melhor para a pesquisa.

O sistema, então, apresenta uma lista com todos os processos relacionados com a busca. A usuária ou o usuário pode, assim, escolher aquele que desejar.

No link, é possível pesquisar diversas classes processuais da Justiça Eleitoral, como Recurso Especial Eleitoral (Respe), Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), Prestação de Contas (PC), entre outras.

O sistema de busca abrange somente os processos públicos autuados no sistema PJe do TSE, dos TREs e dos cartórios eleitorais. Em consonância com a Resolução nº 121/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não são retornados processos ou documentos sob segredo de Justiça ou sigilosos.

A publicidade dos atos processuais da Justiça Eleitoral é assegurada pela Constituição Federal. Conforme o inciso LX do artigo 5º da Carta Magna, qualquer pessoa pode ar informações sobre atos processuais, mesmo não sendo advogado ou uma das partes envolvidas. (Do TSE)

ASSUNTOS afnoticias processos digital tre-to

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Julgamentos e ações istrativas

TRE-TO retoma sessões de julgamentos com dezenas de processos sobre as eleições 2024 692m35


Racha Interno

Em chapa única, Big Jow é aclamado presidente da ATM, mas eleição gera saída de prefeitos 6t1r3s


Eleições 2026

Pesquisa indica que Bolsonaro supera Lula na disputa de 2026, mas cenário segue indefinido 1f3a4f


Tocantins

Com almoço gratuito e shows, prefeito, vice e 9 vereadores tomam posse em Pau D'Arco 4t4v3r


Tocantins

Com 63 candidaturas e 7 eleitos, participação indígena cresce mais de 30% nas eleições 2024 4p4r1i


Diplomação

Jovem João Victor é diplomado prefeito de Muricilândia ao lado do tio, Alessandro Borges 1i221w


Desinformação Eleitoral

Tocantins registrou um dos menores índices de desinformação e fake news nas eleições 2024 a35y


Diplomação

Justiça Eleitoral diploma 6 indígenas eleitos vereadores e suplentes em cidade do Tocantins 4n394l


Advocacia

Eleição OAB-TO: Pesquisa aponta Gedeon Pitaluga com 52% contra 25% de Leonardo Maciel 4h2a2g


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.