Notícias do Tocantins – O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (21), a oferta de 240 vagas para quatro cursos de pós-graduação Lato Sensu: Gestão de Equipes e Liderança Educacional; Inovação Pedagógica na Educação Digital; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação; e Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente. 2jy5e
Os cursos serão ministrados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e são voltados para professores da rede pública, tanto estadual quanto municipal. O edital e as inscrições serão lançados nesta quinta-feira (22), no site www.uft.edu.br/cepels. Haverá reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e/ou pessoas com deficiência.
Com carga horária de 450 horas, os cursos terão início no dia 8 de agosto e seguem até julho de 2026. As aulas serão presenciais no Câmpus de Palmas da UFT, às sextas-feiras no período noturno e aos sábados nos turnos matutino e vespertino. Serão ofertadas 60 vagas para cada pós-graduação.
Durante o anúncio, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da ação para o fortalecimento da educação no estado. “Quero cumprimentar todo o sistema de educação do nosso estado. Quero falar da minha alegria de estar levando, mais uma vez, benefícios aos nossos professores. São 240 vagas para pós-graduação pela Universidade Federal do Tocantins”, salientou o chefe do Executivo estadual.
Sobre os cursos
Os cursos de especialização ofertados são totalmente gratuitos e não há cobrança de taxas de inscrição. Cada curso ofertará 60 vagas, totalizando 240 no conjunto das quatro especializações.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 33 destinadas a candidatos graduados em qualquer área que sejam vinculados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO); 15 vagas para profissionais da Rede Municipal de Ensino do Tocantins; 6 vagas para candidatos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); e outras 6 vagas destinadas a técnico-istrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e/ou a candidatos que se enquadram nas Ações Afirmativas, conforme estabelece a Resolução nº 14, de 22 de março de 2017, que trata da política de inclusão voltada a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência nos cursos e campi da UFT.
Processo seletivo
Quanto ao processo seletivo, será composto por três etapas. A primeira será uma prova escrita, de caráter eliminatório. A segunda etapa consistirá na análise da Carta de Motivação, com caráter classificatório, assim como a terceira etapa, que será a análise dos currículos dos candidatos.
Os cursos são oferecidos por meio do Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde - Cepels/UFT. Outras informações serão divulgadas no site www.uft.edu.br/cepels e no Instagram @cepels_uft.
Convênio entre Estado e UFT
Esse é o terceiro convênio que o Governo do Estado promove com a UFT. Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a oferta dos cursos integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e reforçou a política de valorização dos professores da rede pública.
“Esse é o terceiro convênio com a Universidade Federal do Tocantins [UFT], sendo o maior de todos. Nós estamos oferecendo 240 vagas em quatro áreas extremamente significativas e aguardadas pelos nossos professores. É um convênio que vem em um momento muito importante. A UFT vem trabalhando em sintonia com a educação estadual, em sintonia com o Governo do Tocantins, para qualificar os nossos professores. Então, é uma parceria muito bem-vinda, muito importante, que vai trazer muita qualidade para a educação tocantinense”, explicou o titular da Seduc.