(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (21), a oferta de 240 vagas para quatro cursos de pós-graduação Lato Sensu: Gestão de Equipes e Liderança Educacional; Inovação Pedagógica na Educação Digital; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação; e Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente. 2jy5e

Os cursos serão ministrados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e são voltados para professores da rede pública, tanto estadual quanto municipal. O edital e as inscrições serão lançados nesta quinta-feira (22), no site www.uft.edu.br/cepelsHaverá reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e/ou pessoas com deficiência. 

Com carga horária de 450 horas, os cursos terão início no dia 8 de agosto e seguem até julho de 2026. As aulas serão presenciais no Câmpus de Palmas da UFT, às sextas-feiras no período noturno e aos sábados nos turnos matutino e vespertino. Serão ofertadas 60 vagas para cada pós-graduação. 

Durante o anúncio, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da ação para o fortalecimento da educação no estado. “Quero cumprimentar todo o sistema de educação do nosso estado. Quero falar da minha alegria de estar levando, mais uma vez, benefícios aos nossos professores. São 240 vagas para pós-graduação pela Universidade Federal do Tocantins”, salientou o chefe do Executivo estadual.

Sobre os cursos

Os cursos de especialização ofertados são totalmente gratuitos e não há cobrança de taxas de inscrição. Cada curso ofertará 60 vagas, totalizando 240 no conjunto das quatro especializações.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 33 destinadas a candidatos graduados em qualquer área que sejam vinculados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO); 15 vagas para profissionais da Rede Municipal de Ensino do Tocantins; 6 vagas para candidatos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO); e outras 6 vagas destinadas a técnico-istrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e/ou a candidatos que se enquadram nas Ações Afirmativas, conforme estabelece a Resolução nº 14, de 22 de março de 2017, que trata da política de inclusão voltada a pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência nos cursos e campi da UFT.

Processo seletivo

Quanto ao processo seletivo, será composto por três etapas. A primeira será uma prova escrita, de caráter eliminatório. A segunda etapa consistirá na análise da Carta de Motivação, com caráter classificatório, assim como a terceira etapa, que será a análise dos currículos dos candidatos.

Os cursos são oferecidos por meio do Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde - Cepels/UFT. Outras informações serão divulgadas no site www.uft.edu.br/cepels e no Instagram @cepels_uft.

Convênio entre Estado e UFT

Esse é o terceiro convênio que o Governo do Estado promove com a UFT. Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a oferta dos cursos integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e reforçou a política de valorização dos professores da rede pública.

“Esse é o terceiro convênio com a Universidade Federal do Tocantins [UFT], sendo o maior de todos. Nós estamos oferecendo 240 vagas em quatro áreas extremamente significativas e aguardadas pelos nossos professores. É um convênio que vem em um momento muito importante. A UFT vem trabalhando em sintonia com a educação estadual, em sintonia com o Governo do Tocantins, para qualificar os nossos professores. Então, é uma parceria muito bem-vinda, muito importante, que vai trazer muita qualidade para a educação tocantinense”, explicou o titular da Seduc.

ASSUNTOS pós-graduação tocantins educação seduc professor

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

A maior da Região Norte

Renda dos tocantinenses cresce 16% entre 2022 e 2024 e bate recorde histórico, diz IBGE 3e6z70


Gastos Públicos

TCE emite alerta para 8 prefeituras por pegarem 'carona' em atas de outros municípios 1k3r1p


Funcionalismo público

Em ofício, Sisepe pede reunião com Wanderlei para negociar os 25% e encerrar luta antiga 675g6o


Municipalismo

Marcha a Brasília bate recorde de público e reforça luta pela PEC 66, diz presidente da ATM 3d5p2h


Condições precárias

Escola tem infiltrações graves e corre risco de desabamento, diz MPTO ao acionar a Justiça 3m1k2z


Ranking ABAD/NielsenIQ 2025

Empresa de Araguaína fatura mais de R$ 694 milhões e lidera ranking estadual; veja lista 3x3p4a


Em Brasília

Wanderlei e Amélio Cayres selam acordo com DNIT para recuperação de rodovias no Bico 1o1j24


Em Gurupi

Jovem que espancou idoso por perguntar sobre queda de bicicleta é denunciado pelo MPTO xh4x


Apelo político

Em vídeo, vereador faz apelo a Wanderlei por recuperação de rodovia esburacada no Bico 196m5i


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.