Notícias de Araguaína - Internada desde o início do mês de maio devido a uma fratura de fêmur, a senhora Maria Pereira Ramos, de 84 anos, permanece sem previsão de cirurgia no Hospital Regional de Araguaína (HRA), conforme denúncia de familiares à reportagem do AF Notícias. A paciente está atualmente na ala B01 da clínica ortopédica, após ter ado também pelo pronto-socorro, segundo registros da unidade. 245k5o
Com idade avançada e dieta zero, a situação clínica da idosa é considerada sensível. Familiares relataram à reportagem que a cirurgia ortopédica indicada ainda não foi realizada, mesmo depois de mais de 15 dias de internação. A demora tem gerado angústia e preocupação, pois dona Maria já se encontra bastante debilitada.
“Estamos com medo do que pode acontecer. Ela está fragilizada, sem alimentação regular, e nada é feito”, relatou um dos familiares, que preferiu não ser identificado.
Segundo informações extraoficiais, o HRA não possui leito disponível na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e realiza apenas uma cirurgia por semana em pacientes com mais de 80 anos, o que agrava a situação daqueles que aguardam por procedimentos de urgência.
A paciente, nascida em 05 de outubro de 1940, foi internada com indicação para cirurgia ortopédica. Cartazes fixados nos leitos PS12 e B01 confirmam sua presença contínua na unidade desde 02 de maio, inicialmente na urgência, sendo depois transferida para a ala da ortopedia.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alegou que o procedimento "ainda não foi realizado devido à alta demanda por cirurgias ortopédicas, especialmente em pacientes da faixa etária avançada".
A pasta disse ainda que as equipes de regulação interna já trabalham para agilizar a rotatividade de leitos e a família será comunicada sobre a confirmação do agendamento do procedimento da paciente, priorizando sua segurança, e já trabalha para ampliar a capacidade de atendimento cirúrgico no HRA.
A situação levanta questionamentos sobre a capacidade do sistema de saúde em garantir atendimento digno a idosos em situações de urgência, especialmente em uma das maiores cidades do estado.
Nota da Secretaria de Saúde do Estato do Tocantins
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que a paciente Maria Pereira Ramos está sob os cuidados da equipe multiprofissional do Hospital Regional de Araguaína (HRA), aguardando um procedimento cirúrgico, o qual ainda não foi realizado devido à alta demanda por cirurgias ortopédicas, especialmente em pacientes da faixa etária avançada, que requerem cuidados adicionais durante o agendamento e a realização das cirurgias.
A SES-TO destaca que as equipes de regulação interna já trabalham para agilizar a rotatividade de leitos e a família será comunicada sobre a confirmação do agendamento do procedimento da paciente, priorizando sua segurança.
Aliado a isso, a SES-TO já trabalha para ampliar a capacidade de atendimento cirúrgico, com a otimização de recursos e a descentralização de procedimentos nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) estadual, para aumentar o número de cirurgias realizadas, especialmente as demandas de pacientes idosos.
Palmas, 19 de maio de 2025
Secretaria de Estado da Saúde