(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Secretários que fazem parte do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) cobraram do Governo do Estado o retorno imediato das cirurgias eletivas, que estão suspensas desde o início da pandemia. t674a

Segundo os gestores, a demanda só está aumentando, fazendo com que alguns pacientes façam os procedimentos na rede particular, mesmo sem condições financeiras, e quem não pode pagar, acaba morrendo enquanto espera.

Um dos diretores do Conselho, Wilkey Fernando Lourenço, cobrou a retomada das cirurgias eletivas e fez um desabafo. Ele disse que essa discussão vem ocorrendo antes mesmo da pandemia e citou como exemplo mulheres que esperam há anos por procedimentos simples.

Até quando vamos conversar e até quando vamos enterrar nossos pacientes? Estamos cansados de participar de reunião e não resolver essa situação. No meu Hospital (Cristalândia) eu fiz o primeiro mutirão de eletivas e o Estado não consegue? Precisamos refletir mesmo sobre isso”, desabafou.

DEMANDA REPRIMIDA

O presidente do Conselho, Rondinelly Souza, falou sobre a demanda reprimida nos municípios e disse que essa situação precisa começar a ser resolvida, mesmo que gradualmente. Para Souza, é importante debater o assunto que, em muitos Estados do Brasil, começou a ser resolvido.

Estamos há um ano e meio com as nossas cirurgias eletivas paralisadas. Com todo respeito, não devemos condicionar a decisão de outros entes nesta pauta, pois quem decide sobre essa questão somos nós. Há uma discussão sobre profissionais não realizarem cirurgias via poder público, mas podem verificar que muitos estão fazendo procedimentos de forma particular. Precisamos atender a nossa gente, que está na ponta, e que tanto precisa”, declarou.

A REUNIÃO

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) reuniu-se nesta quinta-feira (19/8), durante Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e na pauta foi feita a cobrança pelo retorno imediato da realização de cirurgias eletivas no Estado. O pedido foi solicitado após diversos secretários e secretárias municipais de Saúde pedirem intervenção do COSEMS-TO nesta pauta.

O QUE DIZ A SAÚDE?

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) justificou que "devido à pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins - seguindo recomendações do Ministério da Saúde - suspendeu a realização de procedimentos eletivos, em virtude da falta de segurança, alto índice de contaminação em unidades hospitalares, baixo estoque de insumos e a falta de sangue para a realização das cirurgias".

A Saúde informouque já tem preparado um Plano de Retomada das Cirurgias Eletivas e aguarda mudanças no cenário da pandemia para adotar outras providências.

"Além disso, estudos estão sendo feitos para viabilizar a realização destes procedimentos, utilizando-se recursos do próprio tesouro do Tocantins, uma vez que o Governo Federal não está efetuando as remessas de verbas para essa finalidade, em razão do próprio decreto de risco pandêmico", diz a nota.

Por fim, a Saúde disse que está trabalhando, a princípio, no redirecionamento das cirurgias eletivas de média e pequena complexidade, a serem realizadas nos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), onde não há internações de pacientes acometidos pela Covid-19. "Na oportunidade, reforça-se que tais ações seriam custeadas pelo Governo Estadual, em parceria com os municípios que istram tais unidades hospitalares, condicionadas a produção executada", apontou a secretaria.

ASSUNTOS cosems-to governo do estado tocantins secretários municipais de saúde cristalândia

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Ação Civil Pública

Estado é processado na Justiça para fazer regulamentação da Polícia Penal do Tocantins 5j4rw


Dinheiro Esquecido

Banco Central libera resgate automático de Valores a Receber; saiba como autorizar 6n4c6b


Eleição da UFT

Em debate, George França defende fim do atual ciclo na UFT e início de um novo momento 1t512r


Chegou o Verão!

Temporada de Praia 2025 é lançada com investimento de R$ 30 milhões em 47 municípios 61412o


Tragédia

Mulher morre atropelada por carreta e criança fica ferida em Axixá; população se revolta 65f2s


Navegação

Licença para remover Pedral do Lourenço no rio Tocantins é emitida, anuncia Ricardo Ayres 26254i


Decisão do TCE/TO

Ex-secretário de Palmas e empresa terão que devolver mais de R$ 500 mil aos cofres públicos 1n716k


Atenção Servidores!

Estado paga salário de servidores com correção de 4,17% nesta quarta-feira, 28 de maio 3w504z


Educação

ATM reforça decisão judicial que exclui parte do Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4w5z4k


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.