(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – Sindicatos da Polícia Civil do Tocantins apresentaram uma proposta de alteração quanto à diferenciação de idade entre policiais mulheres e homens no ato da aposentadoria. A pauta foi tratada durante reunião com o secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, na manhã desta quarta-feira (21). 4j5b2g

A mudança na legislação estadual se faz necessária frente à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7727, reconheceu a necessidade dessa diferenciação entre homens e mulheres policiais.

A ADI, relatada pelo ministro Flávio Dino, derruba a igualização da idade de aposentadoria para homens e mulheres policiais civis e federais, estabelecida pela Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência) e restabelece a possibilidade de as mulheres policiais se aposentarem com uma idade menor do que os homens, como ocorria antes da reforma.

“Com esse reconhecimento feito pelo STF, a demanda apresentada pelo Sinpol revela-se bastante importante e requer uma atenção especial. Assim, após a formalização das manifestações dos setores responsáveis no âmbito da Segurança Pública, tramitaremos a minuta aos demais órgãos responsáveis, visando a regular formalização do texto e consequente envio ao Poder Legislativo para as adequações legislativas devidas, o que certamente representará um avanço no regime previdenciário das mulheres policiais”, destaca o secretário Bruno Azevedo.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), Ubiratan Rebello, destaca que tanto a reforma previdenciária em âmbito federal quanto a reforma da previdência estadual, feitas recentemente, preveem idades, tempo de contribuição e tempo de serviço policial iguais para ambos os sexos. 

“A ADI do ministro Flávio Dino reconhece essa diferenciação e aí então precisa ser alterado nos estados para que dê uma diferenciação de pelo menos três anos em todos os tempos computados para policial mulher em comparação com o policial homem. Em termos de impacto, acreditamos que será mínimo, uma vez que trata-se de cerca de 27 policiais mulheres nessa condição”, destaca o presidente, lembrando que a medida abrange policiais civis e penais, agentes do sistema socioeducativo e polícia legislativa.

Ainda segundo o presidente do Sinpol, o Tocantins já dispõe de um estudo de impacto feito pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV), em 2023, durante a tramitação da proposta de reforma da previdência estadual, e por estar pronto, pode agilizar a mudança atual que se faz necessária.

Também estiveram presentes à reunião representantes do Sindicato de Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), da Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Estado do Tocantins (AEPTO), Associação dos Agentes de Polícia do Estado do Tocantins (Agepol)  e a Federação da Região Norte, que representa os policiais de toda a Região Norte.

ASSUNTOS aposentadoria ssp-to polícia civil tocantins

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

A maior da Região Norte

Renda dos tocantinenses cresce 16% entre 2022 e 2024 e bate recorde histórico, diz IBGE 3e6z70


Gastos Públicos

TCE emite alerta para 8 prefeituras por pegarem 'carona' em atas de outros municípios 1k3r1p


Funcionalismo público

Em ofício, Sisepe pede reunião com Wanderlei para negociar os 25% e encerrar luta antiga 675g6o


Municipalismo

Marcha a Brasília bate recorde de público e reforça luta pela PEC 66, diz presidente da ATM 3d5p2h


Condições precárias

Escola tem infiltrações graves e corre risco de desabamento, diz MPTO ao acionar a Justiça 3m1k2z


Ranking ABAD/NielsenIQ 2025

Empresa de Araguaína fatura mais de R$ 694 milhões e lidera ranking estadual; veja lista 3x3p4a


Em Brasília

Wanderlei e Amélio Cayres selam acordo com DNIT para recuperação de rodovias no Bico 1o1j24


Em Gurupi

Jovem que espancou idoso por perguntar sobre queda de bicicleta é denunciado pelo MPTO xh4x


Apelo político

Em vídeo, vereador faz apelo a Wanderlei por recuperação de rodovia esburacada no Bico 196m5i


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.