O governador Mauro Carlesse (PHS) assinou um contrato de aplicação de recursos firmado entre o Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta terça-feira (18). 444k36
Por meio do contrato, o BNDES concede ao Tocantins a colaboração financeira do fundo não reembolsável do banco para a educação, no valor de R$ 3.513.900,00. A verba será utilizada na implantação de um dos eixos do Programa Educação Conectada e Inovação – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais.
O projeto atenderá 86 escolas das redes estadual e municipal das cidades de Araguaína e Gurupi.
No ato de , Mauro Carlesse enfatizou que o contrato reflete a qualidade dos projetos em desenvolvimento no Tocantins e que esses recursos serão importantes no processo de inovação pelo qual o ensino do Estado deverá ar nos próximos anos.
“A tecnologia e a inovação têm sido cada dia mais importantes e já são base para as transformações sociais. Acredito que a educação que sonhamos para os nossos filhos a por essa transformação. Esse recurso que conquistamos junto ao BNDES será aplicado da melhor forma, levando mais tecnologia para essas escolas contempladas”, disse.
Os recursos serão destinados à formação de professores qualificados em Tecnologias da Informação e Comunicação Educacionais (TIC), aquisição de equipamentos de informática e desenvolvimento de atividades pedagógicas mediadas por tecnologias. O projeto será executado por um período de dois anos no Tocantins.
O Programa é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) na intenção de fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando oportunidades de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras.
O Tocantins foi contemplado após ser sorteado por meio de Chamada Pública do BNDES. Na ocasião, foram recebidos projetos de 26 unidades federativas e sorteado apenas um estado de cada região do País.
Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, uma vez implementado o projeto Educação Conectada em Araguaína e Gurupi, a tendência será de ampliação para outras cidades, levando em conta a certeza dos bons resultados que serão alcançados.
“O Tocantins é o único estado da Região Norte contemplado neste projeto. Caminhamos para nos tornar modelo desta ação e, à medida que conseguirmos levar mais tecnologia para o dia a dia da vivência educacional, teremos mudanças concretas em diversos processos e metodologias. Estamos muito animados com esta conquista alcançada para a nossa Educação”, frisou.