(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

 Notícias de Araguaína – Durante o verão, compreendido no Tocantins entre o dia 21 de dezembro a 20 de março, é comum observar um aumento no número de casos de viroses. 3z1q43

A chefe da Divisão Médica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Thaissa Nazareno, explica que “as viroses são mais comuns no verão devido a fatores como o calor, a umidade, as aglomerações e o contato com água e alimentos contaminados”.

 A especialista explica que os sintomas das viroses são semelhantes aos de outras condições, como intoxicação alimentar e desidratação, incluindo diarreia, náuseas, vômitos, tontura, dor abdominal, febre e perda de apetite. No entanto, a virose costuma ter um ciclo mais curto, durando entre dois e cinco dias, enquanto a intoxicação alimentar tende a ser mais prolongada e intensa.

No caso de viroses em crianças, Nazareno alerta que alguns sinais exigem atenção e podem indicar a necessidade de atendimento médico imediato. “Se mesmo quando a febre a, a criança continua indisposta, com irritabilidade excessiva, recusa alimentar, vômitos incoercíveis, dor no pescoço ou muita tosse e cansaço. Além de febre persistente, que dura mais de 3 dias; sinais de desidratação como boca seca e diminuição do volume de urina, é importante procurar o pronto atendimento, pois precisa de avaliação médica”, orienta a chefe da Divisão Médica do HDT-UFT/Ebserh.

Prevenção e cuidados essenciais

Para prevenir infecções virais, medidas simples, mas eficazes, podem ser adotadas pelos pais. Higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel, manter a carteira de vacinação em dia, evitar aglomerações e consumir apenas alimentos frescos e bem higienizados são algumas das principais recomendações. Beber apenas água potável ou filtrada também é fundamental para reduzir o risco de contaminação.

No tratamento das viroses, a hidratação e o repouso são essenciais. Em alguns casos, pode ser necessária a istração de probióticos e suplementos de zinco para ajudar na recuperação do organismo. Em situações de desidratação leve, o soro caseiro preparado com água, sal e açúcar pode ser utilizado antes de procurar atendimento médico.

A chefe da Divisão Médica do HDT-UFT/Ebserh também alerta sobre o uso de medicamentos inadequados no tratamento de alguns quadros virais, como dengue. “Anti-inflamatórios como a aspirina e o ibuprofeno podem agravar a dengue, uma vez que aumentam o risco de sangramento. A dengue causa uma redução no número de plaquetas, células que ajudam na coagulação sanguínea. Os anti-inflamatórios não esteroidais, como a aspirina, o ibuprofeno e o naproxeno, prejudicam o funcionamento das plaquetas. O uso desses medicamentos pode causar irritação na mucosa gástrica, o que pode levar a sangramentos e agravar o quadro do paciente”, explica Thaissa Nazareno.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, istra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

ASSUNTOS araguaína hdt virose tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Em Araguaçu

Denúncia de assédio moral, coação e abusos em escola estadual expõe omissão da Seduc 5uqr


Irregularidades

TCE identifica quase 40 problemas nas UPAs de Porto e Luzimangues; Ronivon é acionado 233p1d


Em Palmas

Em menos de 24h, dois acidentes deixam adolescente morto e idosa ferida na BR-010 4f2r44


No Jalapão

Mãe e filho vão a júri popular acusados de matar ex-vereador durante festa de cavalgada 431yd


Santa Maria do Tocantins

Juíza não segue parecer do MPE e nega cassação de 4 vereadores; caso vai ao TRE-TO n6e1m


Em Araguaína

FACIT realiza 11ª Jornada Odontológica do Norte do Tocantins e reforça pesquisa científica 1u3a3s


Saúde

Hospital Regional de Araguaína recebe 164 novos mobiliários; custo foi de R$ 168,4 mil 2i1z68


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.