(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias de Araguaína - Durante os meses de maio a setembro, os moradores de Araguaína (TO) encaram um dos períodos mais desafiadores do ano: a seca prolongada e a baixa umidade relativa do ar. 565t51

Com índices que frequentemente caem abaixo dos 30% — limite considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — e, em casos extremos, atingem menos de 20%, a cidade entra em estado de alerta ou até de emergência.

A estiagem vem acompanhada de uma série de características típicas do tempo seco: ausência de chuvas, céu sempre claro, sol forte durante o dia e noites mais frias. Além disso, é comum o aumento da poeira, a elevação dos níveis de poluentes atmosféricos e a ocorrência de queimadas, tanto nas áreas urbanas quanto na zona rural.

Com esse cenário, a população precisa adotar uma série de cuidados para preservar a saúde e evitar problemas respiratórios e de hidratação. Especialistas recomendam o consumo constante de água, uso de hidratantes corporais e labiais, além da proteção solar adequada. Também é importante evitar a prática de atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, manter os ambientes umidificados e redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias como asma e bronquite.

LEIA TAMBÉM

Outro ponto crítico do período seco é o aumento no número de queimadas, que agravam a qualidade do ar e colocam em risco a fauna, a flora e a saúde pública. Por isso, é fundamental que a população colabore com a prevenção, evitando queimadas e denunciando focos de incêndio aos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

Para se manter informado, a recomendação é acompanhar os boletins meteorológicos e alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Defesa Civil, especialmente nos dias em que a umidade do ar atingir níveis perigosos.

Com informação e prevenção, é possível enfrentar o tempo seco com mais segurança e cuidado com a saúde.

“As temperaturas acima da média ajudam a acentuar a baixa umidade e em consequência aumentam a concentração de poluentes no ar, provocando a irritação das vias aéreas e a tosse seca”, explica a pneumologista Maria Vera Cruz.

Tosse seca

A tosse seca é um mecanismo de defesa do sistema respiratório em que os cílios pulmonares expelem partículas variadas presentes nas vias aéreas. Quando a manifestação não melhora após algumas semanas, pode ser considerada persistente.

Os possíveis causas da tosse seca persistente são diversos, mas apenas o profissional médico pode chegar a um diagnóstico e indicar o tratamento adequado, já que a tosse seca prolongada é um sintoma. Ela pode ter diversas causas, sendo as mais frequentes as alergias, asma, sinusite, refluxo gastresofágico, infecções respiratórias pulmonares e como resposta do organismo às condições ambientais.

Confira algumas orientações que podem trazer benefícios:

Crianças e idosos precisam de mais atenção. No primeiro grupo é comum que aconteçam quadros de sangramento nasal, falta de ar, tontura, olhos e lábios desidratados, enquanto nos idosos a desidratação e hipotensão são questões que podem surgir.

Rinite 

Outro problema que pode ocorrer nessas condições climáticas é a rinite, que é uma condição inflamatória nasal que pode ser causada por alergias ou infecções virais. “Os sintomas incluem nariz entupido, coceira nasal, coriza e espirros. A rinite alérgica pode ser tratada com lavagem nasal com soro fisiológico, anti-histamínicos indicados por um profissional médico e controle ambiental dos alérgenos”, explica Andrea Almeida. Ela complementa que a rinite viral geralmente desaparece por conta própria em alguns dias.

As especialistas recomendam que, caso a tosse seca persistente ou outro sintoma esteja prejudicando o bem-estar do paciente, é importante procurar ajuda médica. Em caso de piora do quadro, como a presença de febre, mudança da cor do muco e dores musculares, a busca por um profissional deve ser feita o mais rápido possível, lembrando que o uso de medicamentos não deve ser feito sem orientação médica.

*Reportagem produzida pelo estagiário Charles Michael, com edição e supervisão da jornalista Joselita Matos.

ASSUNTOS tempo seco umidade do ar araguaína tocantins defesa civil corpo de bombeiros

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Em Araguaçu

Denúncia de assédio moral, coação e abusos em escola estadual expõe omissão da Seduc 5uqr


Irregularidades

TCE identifica quase 40 problemas nas UPAs de Porto e Luzimangues; Ronivon é acionado 233p1d


Em Palmas

Em menos de 24h, dois acidentes deixam adolescente morto e idosa ferida na BR-010 4f2r44


No Jalapão

Mãe e filho vão a júri popular acusados de matar ex-vereador durante festa de cavalgada 431yd


Santa Maria do Tocantins

Juíza não segue parecer do MPE e nega cassação de 4 vereadores; caso vai ao TRE-TO n6e1m


Em Araguaína

FACIT realiza 11ª Jornada Odontológica do Norte do Tocantins e reforça pesquisa científica 1u3a3s


Saúde

Hospital Regional de Araguaína recebe 164 novos mobiliários; custo foi de R$ 168,4 mil 2i1z68


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.